ENTREVISTA DE EMPREGO - O que será que vai acontecer? Quais erros eu não posso cometer?
       
LOGOTIPO DNEGOCIOS

ENTREVISTA DE EMPREGO




Entrevista de emprego.



Sua entrevista de emprego

Você não cabe em si de tanta felicidade. Finalmente chegou aquela chance de emprego que você tanto esperou. Amanhã é a entrevista. ENTREVISTA! Palavrinha desmancha prazeres. Capaz de transformar toda a sua alegria em preocupação. Melhor, medo. Pavor. Muita gente começa a suar e sente frio na barriga só de pensar que vai ter de encarar uma entrevista de emprego. O que será que vai acontecer? O que será que vão exigir? Quais erros eu não posso cometer? Será que eu estou bem ou estou com cara de sono? Será que é melhor ir de terno? São estas dúvidas e esta insegurança que acabam fazendo muitos candidatos qualificados falharem diante do entrevistador.
        Nada de pânico. Se você tem consciência de que é um candidato qualificado e está preparado, tranquilize-se. A entrevista é uma disputa pela vaga, é verdade, mas o melhor caminho para vencer esta disputa é controlar seu comportamento e responder com serenidade e firmeza tudo que lhe for perguntado.

Na entrevista de emprego, seja convincente.

Segundo a psicóloga Teresa Schiff, do Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional da Unimonte, a pessoa deve evitar responder apenas sim ou não para todas as questões. Você está ali para convencer o selecionador de que está preparado para assumir o posto ao qual está concorrendo.
        Responder com clareza e sem hesitação às perguntas que os empregadores fazem nas entrevistas de emprego, é importante porque demonstra várias das suas aptidões, como a capacidade de se expressar, por exemplo.
        Você não precisa memorizar uma resposta, mas pense no que você vai dizer. Suas respostas devem ser naturais e convincentes. Não perca a oportunidade de dizer que suas expectativas são as melhores e que “estou muito empolgado para trabalhar aqui. Uma empresa que certamente será muito importante na minha carreira profissional “. Depois disso, fale tudo que sabe de bom sobre a empresa. Mostre que não está ali só porque precisa de um salário, mas o que você quer de fato, é fazer parte daquele grupo de pessoas tão bem sucedidas.
        Outra frase que você não pode deixar passar a oportunidade de dizer é: ”Estou sempre disposto a ouvir e aprender”.
        O ambiente de trabalho é hoje muito dinâmico e quem chega, por mais capacitado que seja, terá que aprender coisas. É importante para os chefes que seus funcionários estejam prontos para ouvir feedbacks em relação ao trabalho e tenham humildade para saber interpretar as críticas como oportunidades de crescimento.
        A corrida por uma vaga no mercado de trabalho exige que o candidato esteja preparado para o imprevisível. A maneira como administra a situação é decisiva para romper a linha de chegada à frente dos concorrentes. Analise bem o currículo que vai apresentar. Destaque os pontos importantes, aqueles que podem representar um diferencial em relação aos demais e faça uma pesquisa sobre o cargo pretendido. Descubra quais as qualificações são exigidas e se você as tem. Em caso negativo estude a possibilidade de se preparar melhor para uma entrevista futura.

É uma entrevista de emprego, não um desfile de moda

Tenha em mente que a primeira impressão é a que fica. O atraso, a roupa inadequada, os erros de português na conversa são fatais.
        O mundo de hoje é extremamente visual. Cuide da aparência. As mulheres devem evitar o excesso de joias, maquiagem, acessórios e decotes por mais privilegiadas que sejam. Lógico, que tudo depende muito da área onde o candidato vai atuar, mas a apresentação será sempre um ponto de avaliação na entrevista.
        Fale com objetividade. O peixe morre pela boca. Muitas vezes o candidato, principalmente se é inexperiente, se intimida com as perguntas e tem um ataque de gagueira ou se esquece de repente de todas as palavras da língua portuguesa. Se você perceber que isto está prestes a acontecer, ou já aconteceu, lembre-se que você é uma pessoa que tem qualidades, e uma personalidade que só você conhece. Então fale sobre isso. Sobre você. Faça um resumo da sua vida. Diga o quanto batalhou para chegar ali e o que pretende fazer para progredir ainda mais.

Na entrevista de emprego diga quem é você. Não quem são os outros.

Nunca fale mal das empresas onde trabalhou nem dos colegas que trabalharam com você no passado. Diga que houve um corte nos quadros da empresa, porque houve mesmo. Você foi cortado. Diga que está procurando uma colocação onde possa crescer profissionalmente, o que também é verdade, ou você não estaria ali.
        Algumas empresas usam complementar a entrevista individual com a dinâmica de grupo, um processo seletivo em grupo. Pretendem com isso, ver como você vai se comportar em situações como aquela no ambiente de trabalho. Na dinâmica de grupo, se houver, será avaliada a sua capacidade de trabalhar em equipe, seu espírito de cooperação e a maneira como se relaciona com outras pessoas. Não tente ser o centro das atenções, nem atropele o espaço dos outros. Se preocupe com seu desempenho pessoal. Esqueça os outros. Busque sempre em suas qualidades as razões para ser contratado. Evite fazer comparações inúteis e demonstrar competência de forma arrogante. A arrogância e a falta de companheirismo são decisivas no processo de seleção. De não seleção no caso.
        Vão perguntar quanto pretende ganhar. Tenha em vista a realidade do mercado e o salário médio que o segmento oferece. Diga quanto ganhava antes e garanta que pode produzir o suficiente para ganhar mais. Deixe claro que não está ali só pelo dinheiro. Jamais diga algo parecido com “Eu estou precisando muito”. Mostre que você quer trabalhar, quer produzir, quer participar, ser útil e receber uma remuneração digna por tudo que você realizará no seu novo emprego.




LOGOTIPO DNEGOCIOS








Seleção de Livros! Clique e confira.





Lingerie Sale





SandroMoscol>





www.trivago.com.br