ESTUDAR MATEMÁTICA. As maneiras de conviver com a matemática
           
LOGOTIPO DNEGOCIOS

10 maneiras de tornar a matemática mais fácil

Criança estudando matemática.

Marília Milena


Quando o assunto é estudar matemática, alguns alunos sentem até arrepios. A matemática é considerada um assunto bem difícil, mas diríamos que não é. Só parece. Basta dominar algumas dicas e técnicas que você se tornará o melhor amigo da matemática.
        Embora seja assustador para muitos, o assunto matemática é também obrigatório durante todo o caminho até o ensino médio, indispensável para o desenvolvimento pessoal e muito valioso ao longo da vida. Por estas razões, criamos essas dicas para facilitar o ensino e o aprendizado da matemática e ajudar os mais esforçados a se destacarem.

1 – Aplique os problemas de matemática em situações do mundo real.

Todo mundo lembra aquele momento de criança durante uma aula de matemática quando pensou: "Mas quando será que eu vou precisar disso? Quando é que toda essa montoeira de números vai me servir para alguma coisa?". O fato é que a matemática está à nossa volta! Ao colocar problemas em cenários tangíveis, tornamos mais fácil entender os conceitos abstratos contidos nas equações matemáticas e a utilidade de resolvê-las. Pode ser algo simples, como contar maçãs na mercearia. Para crianças mais velhas, experimente as observações fundadas na matemática em eventos esportivos.

2 – Entenda o processo. Não tente apenas memorizar.

Alguma memorização sempre será necessária quando se trata de matemática. Mas o uso de uma visão cega, que entrega respostas automáticas, sem pensar no processo envolvido, deve ser evitado sempre. As fórmulas de matemática são sequenciais e se acumulam, portanto, memorizar uma sem compreendê-la corretamente pode levar a confusão em situações mais complexas depois. Ensine as seus filhos que mais importante do que saber o resultado é saber por que o resultado é aquele e não outro. Reforce esse fato para seus filhos tão claramente quanto possível. Evite simplificar a coisa dizendo a eles para "não memorizar". Em vez disso, tente criar uma atmosfera de aprendizado onde as crianças reconhecem a importância do processo e o porquê de cada passo. Isso pode parecer um longo caminho, mas acaba motivando a todos a “gostar do jogo” e a se tornarem melhores em matemática.

3 – Mostre sempre o trabalho de matemática por inteiro.

Quem não gosta de atalhos? Eles economizam tempo e estamos todos ocupados - até mesmo as crianças! Mas esta pode ser uma armadilha onde se cai facilmente. Se você não mostra todo o trabalho, fica mais fácil perder um detalhe e, de repente, a criança não entende mais nada simplesmente porque desconhece aquele detalhe que se perdeu na etapa anterior, e assim todo o processo estará sendo perdido ao longo do caminho. Mostrando todo o trabalho, fica mais fácil para o aluno ver a matemática como um todo. Como um organismo. Um conjunto de conjuntos.

4 - Não abandone uma questão de matemática enquanto a resposta não estiver clara.

Atravessar o trabalho e saltar para a próxima questão pode parecer uma solução, mas não é. A pressa é inimiga da perfeição. Todos nós passamos por isso e certamente você ou seus alunos de matemática também vão passar. Tentando responder as questões de matemática o mais completamente possível, os alunos vão descobrir qual parte do processo eles ainda não entendem. Se você ignora uma questão difícil certamente estará criando uma dificuldade ainda maior quando estiver se deparando com questões ainda mais difíceis. Em matemática, a viagem é tão importante quanto o destino.

5 - Pratique a matemática sempre

A chave para aprender matemática é fazer matemática, construir matemática, ter sempre a matemática envolvida em algum contexto de sua vida. Isso entra em conflito com um ponto: as crianças geralmente preferem estar fazendo tudo menos estudando matemática! É por isso que é importante praticar sempre para se tornar bem sucedido. Em matemática, é essencial completar sempre todas as tarefas escolares inclusive todos os trabalhos de casa para permanecer em dia com o seu estagio de aprendizado. Prática, prática e mais prática. É impossível aprender muitas coisas somente escutando e fazendo alguns exercícios, mas para aprender matemática não tem outro jeito. Você terá que fazer muitos exercícios. Quanto mais você praticar, mais facilidade terá para resolver qualquer problema. Cada exercício tem suas peculiaridades e é importante fazer o máximo de exercícios. Este é o ponto mais importante. O segredo para ser bom em matemática é treinar bastante.

6. Reveja os erros de matemática. Tire proveito dos erros.

Errar é normal, mas quando você está praticando, é muito importante saber identificar os erros e examinar o processo em detalhes para saber por que errou e fazer da maneira certa. Tire proveito dos seus erros, uma vez identificado o erro, faça de novo o mesmo exercício, e depois um exercício semelhante, cuidando especificamente de não errar de novo no mesmo lugar. Faça isso até ter certeza que ali, quando surgir de novo aquela mesma situação, você não erra mais.

7. Domine os conceitos da matemática. Eles não mudam.

Problemas de matemática podem ter muitas variações e peculiaridades, mas seus conceitos são Criança estudando matemáticaimutáveis. Para aprender matemática é importante saber seus conceitos e as fórmulas por trás dos problemas. A matemática é sequencial, por isso é importante estabelecer uma base firme e dominar com clareza os principais conceitos e as fórmulas matemáticas essenciais.

8. Esclareça suas dúvidas.

Muitas vezes você se sente preso em uma parte de um problema ou simplesmente não entendeu direito o seu enunciado e é comum nestes casos simplesmente ignorar o problema e ir para a próxima etapa. Não faça nunca isso. Sua dificuldade fatalmente será maior mais na frente. O certo é esclarecer todas as dúvidas sempre. Se preciso estude em duplas ou forme um grupo. A troca de ideias e a ajuda de colegas pode trazer a solução para muitas dificuldades.

9. Leia o problema de matemática com atenção.

A matemática requer mais concentração do que qualquer outra matéria. Leia com calma e entenda o que o exercício está pedindo. Muitas vezes o título nos dá dicas e até o caminho para a solução fique atento a isso. A primeira coisa que você deve ter em mente é que matemática é algo que se aprende na prática, ou seja: você terá que fazer o maior número de exercícios possível para entender o conceito de fórmulas e seus métodos de resolução, e aprimorar seu raciocínio lógico.

10 – Não tenha vergonha de perguntar.

É importante que você estude continuamente, conforme as aulas vão avançando, caso contrário será difícil manter uma linha de raciocínio e acompanhar a evolução dos problemas e desafios. Durante a aula mantenha-se atento e não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas com o professor – O medo de perguntar não ajudaria seus estudos. Perguntar gera envolvimento e também soma pontos positivos ao seu favor, já que o professor vai perceber que você está prestando atenção no que ele diz.


LOGOTIPO DNEGOCIOS










Seleção de Livros! Clique e confira.





Lingerie Sale





SandroMoscol>





www.trivago.com.br