DEZ EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO
     
LOGOTIPO DNEGOCIOS

10 Exercícios Práticos

para Estimular seu Cérebro

estimular o cérebro

Marília Milena

            “O maior desafio da atual geração será o de começar a exercitar a mente”
             (Fábio Ibrahim El Khoury)



Estimular o cérebro com frequência é um ótimo hábito para desenvolver e melhorar suas habilidades tanto físicas quanto intelectuais. Quando você desenvolve o raciocínio todas as áreas do cérebro são ativadas aumentando sua capacidade de solucionar os problemas que sempre surgem na vida real. Em outras palavras: você se torna uma pessoa mais inteligente.


        Não faz muito tempo todo mundo acreditava, inclusive médicos e cientistas, que o número de neurônios, células e vias neurais presentes no cérebro no dia do nosso nascimento era a mesma quantidade com a qual poderíamos contar pelo resto de nossas vidas, portanto, deveríamos "aproveitar enquanto possível". Hoje sabe-se que não é bem assim. O cérebro, dividido em hemisfério direito e esquerdo, é composto por quatro lobos principais, por estruturas localizadas dentro dos lobos formando redes de comunicação e por mais de 100 bilhões de células neurais.
        Nos últimos anos, a comunidade científica descobriu um processo natural chamado neuroplasticidade através do qual, as redes ou vias de comunicação e as células do cérebro continuam a se desenvolver ao longo da nossa vida. É um processo que se desacelera conforme envelhecemos, mas nunca é interrompido completamente, como antes se acreditava e o mais importante: o desenvolvimento de novas células e vias neurais podem ser estimulados através de exercícios e atividades, melhorando nossa capacidade de raciocínio.
        Uma forma comprovada de estimular o desenvolvimento de novos neurônios é o aprendizado. Os axônios, dendritos e sinapses, que são bancos de dados, ou células de captação, classificação e armazenamento de dados, precisam de manutenção para não se tornarem preguiçosos.
        Para desenvolver estes dispositivos cerebrais, basta você continuar fazendo o que você já faz, incluindo praticar esportes, ler, solucionar quebra-cabeças, se exercitar, fazer artesanatos ou tocar algum instrumento musical.
    A capacidade do cérebro de desenvolver novas células, a citada neuroplasticidade, aumenta quando nos ocupamos de coisas diferentes. Qualquer atividade que seja nova. Jogar no celular o dia todo pode prejudicar porque condiciona a um único tipo de raciocínio, mas a simples realização de ações rotineiras de forma diferente, pode ser benéfica, e isso inclui qualquer coisa que seu cérebro possa encarar como um novo desafio mental.
        A melhor maneira de exercitar o cérebro é praticar exercícios "neuróbicos". A neuróbica consiste em usar os sentidos para estimular a criação de novos caminhos cerebrais desafiando o cérebro e alterando suas percepções. Veja alguns exemplos simples de neuróbica:

1 - vista-se com os olhos fechados ou vendados.
2 - Use fones de ouvido que cancelem o som exterior e tente se comunicar verbalmente com outra pessoa. Fale e tente entender o que a pessoa está dizendo através dos gestos que ele faz com as mãos e dos movimentos labiais.
3 - Use sua mão não dominante para fazer atividades do cotidiano, por exemplo: tente escovar os dentes, pentear o cabelo ou usar o mouse do computador com a mão que você não usa para escrever. Escreva com a mão não dominante.
4 - Tente escrever várias frases que saiba de cor, como uma oração ou a letra de uma música, com as letras de cabeça para baixo, como uma imagem espelhada ou da direita para a esquerda da página.
5 - Ande de costas. Em alguns parques públicos em vários centros urbanos, andar de costas já é um exercício comum, mas se na sua cidade não é, você pode fazer este exercício com um grupo de amigos, o que neutraliza o exótico da situação, ou dentro de casa ou pelo quintal, sempre tentando caminhar de modo seguro e o mais corretamente possível.
6- Pratique exercícios físicos. A função cognitiva e a memorização melhoram quando ocorre o aumento de uma substância chamada Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, ou BDNF, O desconforto físico em um corrida por exemplo é reduzido depois de algum tempo graças ao aumento dos níveis de BDNF.
7 - Ande em uma esteira ou na rua, ou pedale em uma bicicleta ergométrica ou simplesmente saia para dar uma volta em uma bicicleta normal. Participe de esportes competitivos como corridas de rua por exemplo.
8 - Use a imaginação. Brincadeiras imaginativas ajudam a fortalecer a capacidade de raciocínio. Encontre desenhos nas nuvens, imagine uma conversa entre patos ou faça qualquer outra coisa que demande imaginação.
9 – Faça exercícios cerebrais estratégicos, aqueles jogos que demandam raciocínio para serem solucionados, como palavras cruzadas, criptogramas, sudoku, cubo mágico e quebra-cabeça.
10 - Jogue com outra pessoa jogos como xadrez, go, gamão, damas ou dominó, que exigem que você pense antes de fazer um movimento.

        Além destes exercícios específicos existem inúmeras outras coisas que você pode fazer para exercitar o cérebro, como tocar um instrumento musical, entrar para um coral ou para um grupo de teatro. A exposição social a novos universos de pessoas é excelente para o desenvolvimento cerebral. A grande regra é a seginte: mantenha-se em atividade. Mantenha seu cérebro em constante atividade.

        Muito bem. Mas de nada me serve ter um cérebro ativo e afinado, se eu não consigo usá-lo nas coisas bem práticas como por exemplo, descobrir o que afinal de contas, eu quero fazer na vida. Por isso, em março vou repassar pra você, 10 Maneiras de gerar ideias para empreender. Isso mesmo. Não vou te dar uma lista de 10 coisas que você pode fazer na vida. Não. O que eu vou fazer é te informar os dez passos simples que você precisa dar para se tornar capaz de construir esta lista. Tenha o melhor mês de fevereiro que você conseguir ter. Deseje o mesmo pra mim.



LOGOTIPO DNEGOCIOS





Seleção de Livros! Clique e confira.

Calcinhas na Satina



Lingerie de Luxo

Sutiãs de Amamentação na Satina

Lingerie Sale

Sutiãs na Satina

Modeladores

Avon Store BR

Cafarah